terça-feira, fevereiro 08, 2011

Rock in Rio 1985


No dia 11 de Janeiro de 1985 teve início o maior projeto de música e entretenimento do mundo. Foram 10 dias, 90 horas de uma grande maratona musical. Pelo palco de 5.600 metros quadrados passaram 14 estrelas internacionais e 14 artistas nacionais.

Para o público brasileiro a grande alegria era finalmente poder assistir no seu país aos espectáculos de algumas das maiores estrelas do rock mundial: Queen, Ozzy Osborne, Rod Stewart, AC/DC, Nina Hagen, entre outros. Para os artistas brasileiros o Rock in Rio foi a oportunidade de conquistar reconhecimento e mais sucesso, uma espécie de ponto de viragem das suas carreiras. Ali surgiram talentos como o Barão Vermelho, Kid Abelha e os Paralamas do Sucesso.


A geografia de uma Cidade com 1.380 mil habitantes Construir uma cidade num terreno de 250 mil m2, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, não era tarefa fácil. Para nivelar o terreno foram necessários 77 mil camiões de terra. Essa matemática de números estratosféricos foi, aliás, a marca registrada do Rock in Rio I. O palco – o maior do mundo, com 5 mil metros quadrados – tinha 80 metros de boca de palco e 3 palcos móveis. Dentro da Cidade do Rock foram criados dois centros hospitalares, dois enormes restaurantes de fast food, dois beer garden, dois shopping centers com 50 lojas e dois heliportos… são apenas alguns exemplos da grandeza do evento.


Para a época, a iluminação, idealizada por Peter Gasper, trazia para a Cidade do Rock a última palavra em tecnologia de espectáculos. Todo o sistema criado por Gasper funcionava ligado a dois computadores, o que resultou num fantástico movimento de luzes e cores. E isto há vinte e cinco anos! Havia energia suficiente para iluminar uma cidade de 180 mil habitantes. Aliás, foi no Rock in Rio I que, pela primeira vez num espectáculo de rock, a plateia foi iluminada. Foi um sucesso!


A matemática dos números do Rock in Rio Os parceiros que colocaram as suas marcas na Cidade do Rock tiveram um retorno extraordinário – de visibilidade e de vendas.

Durante os dez dias do evento foram consumidos: 1.600.000 Litros de bebidas em 4 milhões de copos. 900.000 Sanduíches. 7.500 Quilos de massa. 500.000 Fatias de pizza. 800 Quilos de gel para cabelo.


O Mc Donald's vendeu – num só dia – 58 mil hambúrgueres e entrou para o Guiness Book of Records. Este ainda é o seu recorde de vendas até hoje.

Artistas Internacionais: AC-DC, All Jarreau, B’52, George Benson, Go Go’s, Iron Maiden, James Taylor, Nina Hagen, Ozzy Osbourne, Queen, Rod Stewart, Scorpions, White Snake e Yes

Artistas Brasileiros: Alceu Valença, Barão Vermelho, Blitz, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, Ivan Lins, Kid Abelha, Lulu Santos, Moraes Moreira, Ney Matogrosso, Paralamas do Sucesso, Pepeu Gomes e Rita Lee.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu estive lá! Tive o privilégio de assitir, AC DC, Whitesnake, Yes, Scorpions, Ozzy e outras bandas. Num dos dias, chovia muito, mas muito mesmo. Mas não estávamos nem aí pra nada. O que interessava era participar daquele Festival de rock. Teve algumas "porcarias" também, mas passou batido.
Abraço

Lucas P Vercezi disse...

que legal cara...

queria ter ido...

abraço!!!